quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

EDSON LUÍS E OS DIREITOS HUMANOS


Edson Luís de Lima Souto, foi um estudante secundarista assassinado em 28 de março de 1968 pela Polícia Militar durante um confronto no restaurante Calabouço no Rio de Janeiro. Sua morte marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o regime militar.

Em consequência de sua morte, no dia 26 de junho de 1968 foi organizada pelos estudantes do RJ a passeata dos CEM MIL, uma manifestação de protesto contra a ditadura e a morte de Edson. Além da revolta pela violência a Edson Luís, os estudantes reivindicavam a volta das liberdades democráticas e o fim da censura, além da luta contra os atos de violência e repressão do governo.

A ditadura militar torturou 20.000 brasileiros, prendeu 50.000 pessoas, assassinou 400 patriotas e cassou cinco mil civís. Diante de tantos fatos comprovados, no dia 21 de dezembro de 2009 por meio do decreto nº 7.037 foi aprovado o Terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos, o PNDH3. Plano esse que decreta a abertura dos arquivos da ditadura, ou seja, a "repressão política" e que desde então, vem sofrendo ataques por parte da direita e da mídia em todo o país. Por esse absurdo em diversos estados brasileiros houve manifestações em vários setores da sociedade cívil e movimentos pelos direitos humanos.

Falar dos Direitos Humanos e de EDSON LUÍS neste 28 de março é falar da luta da juventude brasileira por um Brasil justo, soberano e socialista. Lembrar Edson Luís neste 28 de março é resgatar um movimento estudantil combativo e independente.


VIVA EDSON LUÍS!!!

PELA ABERTURA DOS ARQUIVOS DA DITADURA!!!

VIVA O SOCIALISMO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário