sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A juventude latino-americana é parte do rico processo de mobilizações e lutas que vive nosso continente. Nos últimos anos a classe operária e os povos têm se levantado contra a dominação imperialista e a opressão do sistema capitalista decrépito. As derrotas eleitorais sofridas pelos candidatos mais declaradamente neoliberais e a colocação de candidatos mais identificados com os interesses populares em seus lugares é resultado desse atual processo.


FEUE

No Equador, essa realidade também se faz presente. Do Brasil assistimos a luta da juventude e dos estudantes que conquistaram a educação pública gratuita; a luta conjunta com os professores contra os ataques do governo à educação; bem como, em todas as mobilizações que defenderam a autonomia universitária em todo esse processo de lutas, no qual jogaram papel fundamental a Federação dos Estudantes Universitários – FEUE e a Juventude Revolucionária do Equador – JRE.

Em nossa opinião os acontecimentos do início de dezembro, na Universidade Central do Equador que culminaram na prisão arbitrária de Marcelo Rivera, Luis Centeno e Luis Agurto expressam um movimento de criminalização dos movimentos sociais no país, que deve ser repudiado por todos os defensores da democracia e da liberdade.

Enquanto estão presos lutadores sociais que dedicam suas ações para a defesa de uma universidade popular, seguem impunes grupos fascistas provocadores que vem se formando dentro das universidades, no caso da Universidade Central do Equador, apoiados e financiados pelo atual Reitor Samaniego.

Através dessa nota vimos reafirmar nossa total solidariedade aos estudantes presos e expulsos, bem como ao movimento estudantil, a Federação dos Estudantes Universitários – FEUE e a Juventude Revolucionária do Equadro – JRE, alvos de mentirosos ataques e calúnias publicados na imprensa que pertence aos ricos. Exigimos a imediata liberdade de Marcelo Rivera, Luis Centeno e Luis Arguto e a reintegração desses na Universidade. Repudiamos ainda as medidas repressivas e de criminalização dos movimentos sociais tomados pelo Reitor e o corpo dirigente da Universidade Central do Equador.

  • Liberdade para Marcelo Rivera, Luis Centeno e Luis Arguto e imediata reintegração na Universidade;
  • Não à criminalização dos movimentos sociais e da juventude;


FEUE

28 de janeiro de 2010
Coordenação Nacional
União da Juventude Rebelião

Nenhum comentário:

Postar um comentário